quinta-feira, 18 de novembro de 2021

ATPC 36 ANEXO 2

 SAEB PARA O ALUNO


SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB)

 O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade. Para atingir tal objetivo é importante que todos os alunos realizem a avaliação com cuidado e atenção, comecem e terminem cada etapa da prova no prazo estipulado, sem brincadeiras e intervenções desnecessárias. 

O Saeb utiliza dois tipos de instrumentos: 

a) Testes cognitivos, a serem aplicados aos alunos contemplando as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MT). 

b) Questionários a serem aplicados aos Alunos, Professores e Diretores que coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes. 

QUESTIONÁRIOS Aluno (a) contêm: Informações pessoais e profissionais • Trajetória escolar • Práticas escolares e cotidianas • Expectativas

QUESTIONÁRIOS Professor (a) contêm: • Informações pessoais e profissionais • Hábitos culturais • Condições de trabalho • Formação profissional • Gestão • Clima escolar • Práticas pedagógicas

POPULAÇÃO-ALVO DO SAEB 2021: 9º ano do ENSINO FUNDAMENTAL e 3º ano do ENSINO MÉDIO

CRONOGRAMA:

A avaliação ocorrerá em horário regular de aula

DURAÇÃO DA APLICAÇÃO DO SAEB

PREPARAÇÃO DA ESCOLA

a) Todos os alunos do 9º ano do EF e do 3º ano do EM deverão  comparecer na escola no dia da avalição do SAEB

b) as avaliações serão aplicadas por um profissional externo à escola;

c) Os alunos da manhã deverão chegar à escola às 7 horas, tomarão um café e se dirigirão às suas salas, com a orientação do professor devem se sentar em ordem alfabética a partir da mesa do professor onde aguardarão a presença do aplicador, permanecendo na sala até o termino do período de avaliação (2h e 30 após o inicio da prova). Após o termino da avaliação será servido o almoço;

d) Os alunos da noite deverão chegar à escola às 19 horas, tomarão o jantar e se dirigirão às suas salas, com a orientação do professor devem se sentar em ordem alfabética a partir da mesa do professor onde aguardarão a presença do aplicador, permanecendo na sala até o termino do período de avaliação (2h e 30 após o inicio da prova); 

e) A avaliação do período da manha terá inicio às 8h;

f) A avaliação do período noturno terá inicio às 19h30min;

g) Só será permitida a saída do aluno da sala de aula durante a aplicação da avaliação para idas ao banheiro acompanhados de um fiscal;

h) Deverá ser priorizada a ventilação natural nas salas, mantendo janelas e portas abertas; 

i) Somente os alunos com pelo menos uma máscara poderão participar da avaliação;

j) Os alunos deverão trazer suas canetas azuis para realização das provas, pois não poderão emprestar dos colegas; 

 k) Os alunos que quiserem poderão trazer garrafinhas de água no dia de aplicação para evitar saídas desnecessárias da sala de aula. 

ATENÇÃO

Está agendado para os dias 8 e 9 de dezembro as avaliações do SARESP, que tem como objetivo diagnosticar a educação básica do Estado e contribuir para a melhoria da sua qualidade.

Os alunos que faltarem nas avaliações do SAEB e ou SARESP deverão justificar sua ausência com atestado médico, lembrando que a participação nessas avaliações será considerada em todas as disciplinas, bem como decisivas na decisão final do Conselho de Classe para aprovação neste ano letivo.

Boa avaliação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário