domingo, 12 de fevereiro de 2023

Pauta de ATPC dia 07 e 08/02 DE 2023


9h35 às 10 /15h35 às 16h20

 Assuntos Gerais

- Normas de convivência – cronograma.

- Lista dos alunos com laudo (Grupo de whatsapp) – observar atentamente em qual salas estão matriculados e detectar quem é, acolher, diagnosticar e entrar em contato com as professoras da sala de recurso.

- Nomes dos alunos com Laudos – que não estão no sistema

- Caderno de Advertência: como utilizar.

- Google forms preencher.

-  Alunos reprovados em 2022.

 

10h às 11h30 – Reunião Conselho de Escola e APM/

16h20 às 17h05 – A importância de um bom diagnóstico.

 

11h30 às 12h35/ 17h 05 às 18h35 – Plano de aula

Principais informações: Habilidades, organização de tempos e espaços, organização dos estudantes, materiais utilizados (recursos didáticos), metodologia utilizada. Forma de avaliação.

Plano de aula é o planejamento.

Diário de classe, é o depois

RESULTADO 2023

ENSINO

MATRICULADOS

APROVADOS

RETIDOS

RETIDOS POR FREQUENCIA

Fundamental

536

531

05

00

Novo Médio

297

280

18

08

Médio

123

123

00

00

EJA 1º sem

55

46

09

09

EJA 2º sem

40

35

05

05

Total

1051

1015

36

22

 

No Ensino Fundamental todos os retidos foram do 9º ano

No Novo Ensino Médio o maior número de retidos foi no 1º noturno

No EJA todos os alunos retidos foram por frequência.

 

Caderno de Ocorrência

EE Profª Francisca Helena Furia II                          Série

NOME

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ASSINATURA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atribuições do professor


            Ensinar é uma arte e o profissional que se compromete a fazer precisa de estudos constantes, especializações e muita força de vontade, levando em conta os desafios que a educação enfrenta. Mas assim como todas as profissões, a de professor conta com alguns direitos e deveres essenciais ao desenvolvimento diário da função.

No Brasil a profissão é regularizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD Lei no 9.394/1996 art 13) Entre as atribuições para o professor definidas pela lei estão:

  • Elaborar a proposta pedagógica;
  • Elaborar o plano de trabalho (planejamento);
  • Zelar pela aprendizagem dos alunos: além de ensinar é necessário cuidar para que todos os alunos aprendam realmente;
  • Elaborar estratégias de recuperação para aqueles alunos que não obtiveram notas satisfatórias;
  • Ministrar os dias letivos de horas-aula;
  • Colaborar com atividades entre a escola e a comunidade escolar: além de envolver os pais no processo de ensino dos filhos, a comunidade deve ser convidada a participar da realidade escolar.

        A LDB regulamenta a profissão e indica as principais diretrizes. No dia a dia, porém, é o Plano de Trabalho que vai auxiliar a rotina diária, a organização e realização: desde as atividades básicas até a aplicação de provas, correção e entrega das notas no prazo estipulado. Esse planejamento pode ser feito anualmente, bimestralmente ou até semanalmente, de acordo com as regras de cada escola. O que é indiscutível, no entanto, é que quanto mais completo e bem-feito estiver o planejamento, mais tranquila e eficiente será a rotina do professor que além de cumprir as horas em sala de aula, precisa preparar aulas, organizar atividades, controle de frequência, avaliações, entre tantas outras atividades que são inerentes à função.

         Diante destes desafios e da falta de tempo, a gestão do trabalho é essencial. A LDB rege a profissão e regulamenta as obrigações do professor, mas a lei não se opõe ao uso de ferramentas e estratégias para que o profissional desempenhe sua função da melhor maneira possível. Pelo contrário, muitas vezes o uso de um software especializado ajuda muito, principalmente na questão de economia de tempo.

        Um sistema que seja de fácil e rápido acesso para realizar todo controle e acompanhamento das aulas, que permita fazer um controle total da rotina escolar com agenda, planejamento, chamada. E que tudo fique registrado para acesso frequente, com possibilidade de integração entre pais e alunos. Tudo sem infringir qualquer orientação da LDB e ainda potencializando a rotina do professor e dos alunos e, melhorando a educação.

lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf (senado.leg.br)

A importância de um bom diagnóstico

O diagnóstico é uma ferramenta que ajuda a evidenciar problemas e oportunidades, fornecendo dados estratégicos e análises aprofundadas que auxiliam na tomada de decisões, tornando o processo educacional mais focado às necessidades de seus educandos e, desta forma, mais eficiente. Ele é o primeiro passo para a elaboração de um plano de ação assertivo e coerente com as prioridades da escola. A análise dos resultados das avaliações externas e internas assume um papel estratégico ao fornecer informações detalhadas - ao longo do processo - de quais são as principais necessidades de aprendizagem de cada estudante. Contempla estratégia robusta de avaliação - numa perspectiva diagnóstica e formativa, com a aplicação desses instrumentos de forma frequente e rotineira. Neste planejamento, realizar o levantamento dos dados atuais e compará-los com os resultados anteriores (análise histórica), gestores e professores poderão analisar o processo de aprendizagem dos estudantes, bem como analisar os níveis de proficiência.

 

● Avaliações de Processo:

SAEB (anos iniciais, finais e ensino médio) - Saeb — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br)

SARESP (anos iniciais, finais e ensino médio) – SARESP (fde.sp.gov.br)

 Avaliação de Fluência (anos iniciais e finais) – Fluencia (caeddigital.net)

 Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) - Plataforma São Paulo (caeddigital.net)

Vídeo explicativo com os resultados do IDEB / IDESP – IDESP e IDEB (1).mp4 - Google Drive

Resultados do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br)

Resultados do IDESP – IDESP - Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (edunet.sp.gov.br)

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