9h35 às 10 /15h35 às 16h20
Assuntos Gerais
- Normas de convivência – cronograma.
- Lista dos alunos com laudo (Grupo de whatsapp) – observar
atentamente em qual salas estão matriculados e detectar quem é, acolher,
diagnosticar e entrar em contato com as professoras da sala de recurso.
- Nomes dos alunos com Laudos – que não estão no sistema
- Caderno de Advertência: como utilizar.
- Google forms preencher.
- Alunos reprovados
em 2022.
10h às 11h30 – Reunião Conselho de Escola e APM/
16h20 às 17h05 – A importância de um bom diagnóstico.
11h30 às 12h35/ 17h 05 às 18h35 – Plano de aula
Principais informações: Habilidades, organização de tempos e
espaços, organização dos estudantes, materiais utilizados (recursos didáticos),
metodologia utilizada. Forma de avaliação.
Plano de aula é o planejamento.
Diário de classe, é o depois
RESULTADO 2023
ENSINO |
MATRICULADOS |
APROVADOS |
RETIDOS |
RETIDOS POR
FREQUENCIA |
Fundamental |
536 |
531 |
05 |
00 |
Novo Médio |
297 |
280 |
18 |
08 |
Médio |
123 |
123 |
00 |
00 |
EJA 1º sem |
55 |
46 |
09 |
09 |
EJA 2º sem |
40 |
35 |
05 |
05 |
Total |
1051 |
1015 |
36 |
22 |
No Ensino Fundamental todos os retidos foram do 9º ano
No Novo Ensino Médio o maior número de retidos foi no 1º
noturno
No EJA todos os alunos retidos foram por frequência.
Caderno de Ocorrência
EE Profª
Francisca Helena Furia II Série |
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Atribuições
do professor
Ensinar é uma arte e o
profissional que se compromete a fazer precisa de estudos constantes,
especializações e muita força de vontade, levando em conta os desafios que
a educação enfrenta. Mas assim como todas as profissões, a de
professor conta com alguns direitos e deveres essenciais ao desenvolvimento
diário da função.
No Brasil a profissão é regularizada pela Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (LBD Lei
no 9.394/1996 art 13) Entre as atribuições para o professor definidas pela lei estão:
- Elaborar
a proposta pedagógica;
- Elaborar
o plano de trabalho (planejamento);
- Zelar
pela aprendizagem dos alunos: além de ensinar é necessário cuidar para que
todos os alunos aprendam realmente;
- Elaborar
estratégias de recuperação para aqueles alunos que não obtiveram notas
satisfatórias;
- Ministrar
os dias letivos de horas-aula;
- Colaborar
com atividades entre a escola e a comunidade escolar: além de envolver os
pais no processo de ensino dos filhos, a comunidade deve ser convidada a
participar da realidade escolar.
A LDB regulamenta a
profissão e indica as principais diretrizes. No dia a dia, porém, é o Plano
de Trabalho que vai auxiliar a rotina diária, a organização e
realização: desde as atividades básicas até a aplicação de provas, correção e
entrega das notas no prazo estipulado. Esse planejamento pode ser feito
anualmente, bimestralmente ou até semanalmente, de acordo com as regras de cada escola. O que é
indiscutível, no entanto, é que quanto mais completo e bem-feito estiver o
planejamento, mais tranquila e eficiente será a rotina do professor que além de
cumprir as horas em sala de aula, precisa preparar aulas, organizar atividades,
controle de frequência, avaliações, entre tantas outras atividades que são
inerentes à função.
Diante destes desafios e
da falta de tempo, a gestão do trabalho é essencial. A LDB rege a profissão e
regulamenta as obrigações do professor, mas a lei não se opõe ao uso de
ferramentas e estratégias para que o profissional desempenhe sua função da
melhor maneira possível. Pelo contrário, muitas vezes o uso de um software
especializado ajuda muito, principalmente na questão de economia de tempo.
Um sistema que seja de
fácil e rápido acesso para realizar todo controle e acompanhamento das aulas,
que permita fazer um controle total da rotina escolar com agenda, planejamento,
chamada. E que tudo fique registrado para acesso frequente, com possibilidade
de integração entre pais e alunos. Tudo sem infringir qualquer orientação da
LDB e ainda potencializando a rotina do professor e dos alunos e, melhorando a
educação.
lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf
(senado.leg.br)
A importância de um bom
diagnóstico
O diagnóstico é uma ferramenta
que ajuda a evidenciar problemas e oportunidades, fornecendo dados estratégicos
e análises aprofundadas que auxiliam na tomada de decisões, tornando o processo
educacional mais focado às necessidades de seus educandos e, desta forma, mais
eficiente. Ele é o primeiro passo para a elaboração de um plano de ação
assertivo e coerente com as prioridades da escola. A análise dos resultados das
avaliações externas e internas assume um papel estratégico ao fornecer
informações detalhadas - ao longo do processo - de quais são as principais
necessidades de aprendizagem de cada estudante. Contempla estratégia robusta de
avaliação - numa perspectiva diagnóstica e formativa, com a aplicação desses
instrumentos de forma frequente e rotineira. Neste planejamento, realizar o
levantamento dos dados atuais e compará-los com os resultados anteriores (análise
histórica), gestores e professores poderão analisar o processo de aprendizagem
dos estudantes, bem como analisar os níveis de proficiência.
● Avaliações de Processo:
SAEB (anos iniciais, finais e ensino médio) - Saeb
— Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep
(www.gov.br)
SARESP (anos iniciais, finais e ensino médio) – SARESP (fde.sp.gov.br)
Avaliação de Fluência
(anos iniciais e finais) – Fluencia
(caeddigital.net)
Avaliação da
Aprendizagem em Processo (AAP) - Plataforma
São Paulo (caeddigital.net)
Vídeo explicativo com os resultados do IDEB / IDESP – IDESP
e IDEB (1).mp4 - Google Drive
Resultados do IDEB - Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br)
Resultados do IDESP – IDESP - Índice de Desenvolvimento da
Educação do Estado de São Paulo (edunet.sp.gov.br)
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