sábado, 18 de março de 2023

Pauta ATPC 4 de 13/03 a 17/03 (2023) com atestados

 

Pauta de ATPC 13/03 a 17/03 DE 2023

 

9h35 às 10h20 /15h35 às 16h20 – Assuntos Gerais.

10h20 às 11h05/16h20 às 17h05 Refletindo sobre turmas agitadas e indisciplinadas.

11h05 às 11h50/ 17h05 às 17h50 A importância do plano de aula.

11h50 às 12:35/ 17h50 às 18h35 – Orientações 6° anos.

Assuntos Gerais

- Anexo lista dos atestados médicos.

-  Atividades domiciliares

- Trabalho de reposição de aula (Quando dar??) - Vitória Dias

- Apontamento ATPCs – Professores com dúvidas procurar coordenação em horário de ATPC ou APD para acertar os lançamentos.

 

Turmas agitadas e indisciplinadas

COLOCAR O ALUNO PARA FORA DE SALA RESOLVE O PROBLEMA DA INDISCIPLINA? - YouTube

Apesar do exemplo para crianças menores, a conexão é fundamental.

3 DICAS DE OURO PARA TURMAS AGITADAS E INDISCIPLINADAS - YouTube

 

A importância do plano de aula

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.

Entre os elementos que devem compor um plano de aula estão:

- clareza e objetividade;
- Atualização do plano periodicamente;
- Conhecimento dos recursos disponíveis da escola;
- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado;
- Articulação entre a teoria e a prática;
- Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;
- Sistematização das atividades com o tempo;
- Flexibilidade frente a situações imprevistas;
- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;
- Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes.

Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas;., poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

https://www.youtube.com/watch?v=Cw7H9VqxiPc

https://www.youtube.com/watch?v=-AWWW2MT7HU

Tópicos essenciais: o que um plano de aula deve conter? - YouTube

 

Cuidados ao trabalhar com os sextos anos

O sexto ano representa uma mudança muito significativa para a vida dos alunos. Eles estão vindo do Ensino Fundamental I, cuja estrutura é bem diferente do Ensino Fundamental II.

Agora, são professores diferentes para cada disciplina, horários segmentados, disciplinas simultâneas. Agenda de provas, atividades, trabalhos e tarefas. O professor já não fica tanto tempo na sala de aula, o atendimento passa a ser menos individualizado.


Síndrome do sexto ano

A chamada “síndrome do sexto ano”, bastante comentada entre os professores, nada mais é do que um sintoma dessa mudança: os alunos ficam aéreos, distraídos, brincalhões, indisciplinados. A sensação, para eles, é que a escola está bem diferente do que conheciam até há poucos meses.

Os alunos do sexto ano ainda não amadureceram o suficiente para se desvincularem da necessidade de um professor condutor de turma. Antes, regidos por um ou dois professores, as regras eram estabelecidas e seguidas de perto.

Estranhamentos do aluno do 6 ano

Na nova organização os professores passam pouco tempo dentro das salas de aula, os conteúdos são mais fragmentados e as atividades mais longas geralmente são feitas em casa. Essas facilidades encantam e distraem. É uma nova rotina, com novas responsabilidades.

s primeiras semanas são as mais delicadas. Os alunos chegam ainda no ritmo do ano anterior, acostumados com uma rotina que não mais existirá. É nesse momento que a equipe pedagógica da escola, em conjunto com os professores, atuará com bastante atenção.

Acolhida no Sexto Ano

Muitas conversas sobre a nova rotina, momentos de acolhida, explicações sobre a organização das disciplinas e das atividades, e coleta de relatos dos alunos sobre o que sentem nessa nova etapa são algumas das atividades que poderão ser realizadas.

Os alunos precisam se sentir ouvidos, recebidos e compreendidos. Afinal, ninguém gosta de ser inserido de forma mecânica em uma estrutura que sequer conhece ainda, não é mesmo?

Em seguida, é hora de se fazer uma avaliação diagnóstica sobre os alunos e as turmas. Não se trata de uma prova a ser aplicada, longe disso! Essa avaliação consiste em identificar o grau de conhecimento das competências que os alunos trazem, elaborando um panorama de cada turma.

Poderão ser aplicados pequenos testes, atividades ou até mesmo exercícios orais. O objetivo não é dar nota, mas sim estabelecer um quadro geral sobre os pré-requisitos que precisam ser trabalhados com as turmas. Mas essa avaliação diagnóstica para ser completa precisa também levar em conta os comportamentos e autonomia dos alunos.

Muitos alunos durante o Fundamental I ainda caminham apoiados no auxílio permanente dos professores, que dedicando-se exclusivamente á uma única turma, conseguem dar um apoio mais individualizado. Agora, no Fundamental II, as coisas são diferentes. Avaliar o nível de autonomia desse aluno garante que, com o passar dos meses, ele consiga desenvolver suas atividades sem nenhum prejuízo ao seu aprendizado.

Com base nos resultados, é hora da equipe pedagógica traçar estratégias para o ano. Ao se conhecer o perfil da turma, fica mais fácil pensar de que forma poderão ser aplicadas as avaliações, quais alunos precisarão de um acompanhamento mais próximo e principalmente, de que forma os professores poderão desenvolver as atividades dentro de sala de aula.

Um dos cuidados ao se trabalhar com os sextos anos que não pode ser deixado de lado é a constante ponte que se deve construir entre a família do aluno e a escola. Os pais trarão para a equipe pedagógica as impressões sobre como o aluno tem reagido do lado de fora.

Além disso, a escola mantém os pais informados sobre o comportamento e o rendimento dos filhos. Como se trata de uma época delicada – a pré-adolescência – toda atenção é pouca. É importante acompanhar de perto e dividir as impressões.

A mudança ocorrida na vida do aluno é significativa, não podemos ignorar os impactos a longo prazo e seus resultados na condição emocional do estudante. Trata-se de uma fase em que muitas famílias também incentivam a independência do aluno, permitindo que eles se dirijam sozinhos à escola, cuidem de suas próprias rotinas e se organizem. Eles não se sentem mais vigiados, e isso faz com que alguns não sintam que precisam levar os estudos tão a sério.

A escola precisa também se programar para atender aqueles alunos que não conseguiram se adequar à nova organização ao longo do ano. Muitos deles precisam de reforços e explicações mais detalhadas. Tudo isso deve ser previsto e organizado com antecedência.

Estabelecer rotinas, explicar as regras e prever as consequências deve fazer parte do diálogo entre professores, equipe pedagógica, pais e alunos durante todo o ano. Um ano letivo mais tranquilo garantido pela transição planeja e segura certamente é o objetivo de todos. Depois, é só avançar para o sétimo ano!

https://youtu.be/2TlkCg9EUMo

 

 

ATESTADOS MÉDICOS/ LAUDO/FALTAS

MÊS: FEVEREIRO E MARÇO

 

ALUNO

SÉRIE

PERÍODO/LAUDO

Vinicius Seixas de Almeida

1°C

06/02 a 09/02 – Atestado

Eduardo Souza Santos

6° C

TDAH, HIPERATIVIDADE /REFORÇO PORTUGUÊS

Luiza Tolentino Facione

3° A

TEA GRAU LEVE, TDAH E HIPERATIVIDADE

Pablo Henrique Alves Silva

9° A

07/02 a 10/02 - viagem/mãe Viviane comunicou

Vinicius Henrique Silva

6°D

Laudo Transtorno do espectro autista – laudo entregue em fevereiro – incluir na sala de recurso

Pietra Soares Valente

1°A

Atestado 08/02 – dia

Samuel O. Silva

7°D

Atestado 09/02 – Gastroenterite

Thaina Cardoso Meirelles

8°A

Responsável comunicou – vai viajar duas semanas – 06/02 a 17/02 – rever a data/??

Gabrieli Nicoli

8°C

Atestado – 8/02 a 11/02

João Pedro da Costa C

1°A

Laudo TDA – transtorno de ansiedade – entregue em 07/02

João Pedro da Costa Conceição

1°A

Atestado dia 07/02

Marlon Silva Lima

9°A

Não está alfabetizado – Encaminhar para Anamnese

Diogo

9°C

Não está alfabetizado

Thaina Francalino Lacerda

3°B

Atestado- 09/02 e 10/02

Vinicius Seixas de Almeida

1°C

Atestado de 09/02 a 12/02

Gabrielly Nicole

8°C

Fez cirurgia – está internada comunicado pelo responsável em 13/02.

Ramon Davi Barreiro Aristides

6°D

Atestado 07 a 9/02 e 14 e 15/02

Enzo Felipe dos Santos Gustavo

8°A

Atestado de 13/02 a 17/02

Rita Emanueli Costa Oliveira

8°E

Atestado de 10/02 a 12/02

Isabely Rodrigues de Almeida

1°C

Atestado 14/02

Carlos de Lima Fluentesal Barbosa

2°C

Atestado de 13 a 17/02

Vinicius Seixas de Almeida

1°C

Atestado 15 e 16/02

Pablo Ryan

1°B

Ligou avisando resfriado 23/02

Vitor Albuquerque

1°A

Ligou avisando sobre faltas dos dias 23 e 24/02

Evelyn Novais Barbosa

7°C

Atestado dia 27/02

Kamilla Aparecida Souza

9°A

Atestado referente a 17/02 e a 22,23e24/02

Juliana Aparecida de Sousa

2°D

Procedimento invasivo 7 dias de 23/02 a 1/03

Mikaelly Vitoris

6°C

Atestado referente 28/02/2023

Hainashy Gomes

8°E

Atestado referente a 13/02/2023

Mariana Cavalcante Franca Silva

6°C

Atestado referente a28/02/2023

Vinicius Henrique Silva

6°D

Atestado referente a 10 dias de 17/02/2023 a 27/02 – Autista tel 997919368

Wendel Fernandes da Silva

2°C

Atestado 5 dias 24/02 a 28/0 2

Erik Nascimento Sousa

9°B                                                              

Atestado 10 dias 15/02 a 24/02

Sidnei Paulo dos Santos

8°A

Covid 28/02/2023

Leandro Teodoro da Silva Junior

3°B

Atestado referente a 28/02

Henrique Camillo

3°B

Covid – ligou avisando 28/02

Luana Camillo

2°D

Covid- ligou avisando 28/02

Vitor Ayres Lacerda da Silva

7°B

Atestado 2 dias  27 e28/02

Pablo Ryan Santana Alves

1°B

Atestado 24/02

CRISTHOFER DIAS TOFOLI DE OLIVEIRA

6°A

Atestado 3 dias – 16 a 18/02

Natan Oliveira Leu

8°C

Atestado 7 dias – 27/2 a 5/03

Dorothy de França

8°A

Atestado 2 dias 27/02 a 29/02 – Laudo médico - Caso haja algum episódio de náuseas, choro intenso ou dispneia, solicitar que a mão ou responsável a busque.

Gabriela Souza de Andrade

 

Atestado 24/02

Fernando Santos Belo da Silva

2°E

Atestado 3 dias 15,16 e 17/02

Lorena Gomes Martins

6°A

Faltar dois dias no mês de março (1 e 2/03??)

Felipe Coze do Amaral

9°C

Atestado dia 27/02

Ana Beatriz

8°A

Responsável ligou 2/03 avisando que por enquanto não vai mandar.

Vinicius Henrique Silva

6°D

Afastamento por 4 meses – a partir de 02 de março apresenta TEA e TOD – ATIVIDADE DOMICILIAR

Lizzye stone aleixo Duarte gomes

6°A

Afastamento 7 dias – 02/03 a 8/3

Luiza Ariel Rodrigues Vargens

8°A

Afastamento 2 dias – 01 e 02/3

Sidney Paulo dos Santos Camilo

8°A

Afastamento 5 dias – 27/02 a 3/03

Victor Douglas Cabral Cruz

9°D

Afastamento 15 dias – 03/03 a 17/03 – Trabalho reposição de faltas.

Lucas Rodrigues da S Pereira

6°C

Afastamento 7 dias - 02/03 a 09/03

Yasmim Caetano

8°D

Afastamento 2 dias

Miguel Ferreira da Silva

6°D

Afastamento 4 dias – 08/03 a 11/03

Milena Rodrigues de Oliveira

6°C

Atestado – 03/03

Gustavo de Oliveira Pacheco

6°D

Afastamento 3 dias – 1/03 a 3/03

Vitoria Cristina Leal

7°C

Afastamento 3 dias – 02/03 a 4/03

Natan Oliveira Leu

8°C

Mãe ligou – provavelmente síndrome do pânico – ficará afastado por 3 semanas para diagnóstico e também por problemas familiares. Quando retornar – Trabalho reposição de faltas.

Maria Luiza da Silva

3°B

Afastamento 3 dias – 01 a 03/03

Gabriely Gomes Garcia

1°B

Afastamento 2 dias – 08/03 e 09/03

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