Pauta de ATPC 13/03 a 17/03 DE 2023
9h35
às 10h20 /15h35 às 16h20 – Assuntos Gerais.
10h20
às 11h05/16h20 às 17h05 – Refletindo sobre turmas agitadas e indisciplinadas.
11h05
às 11h50/ 17h05 às 17h50 –A importância do plano de aula.
11h50
às 12:35/ 17h50 às 18h35 – Orientações 6° anos.
Assuntos Gerais
- Anexo
lista dos atestados médicos.
- Atividades
domiciliares
- Trabalho
de reposição de aula (Quando dar??) - Vitória Dias
- Apontamento ATPCs – Professores com dúvidas procurar
coordenação em horário de ATPC ou APD para acertar os lançamentos.
Turmas agitadas
e indisciplinadas
COLOCAR
O ALUNO PARA FORA DE SALA RESOLVE O PROBLEMA DA INDISCIPLINA? - YouTube
Apesar do exemplo para crianças menores, a conexão é
fundamental.
3
DICAS DE OURO PARA TURMAS AGITADAS E INDISCIPLINADAS - YouTube
A importância do plano de aula
O planejamento está presente em quase
todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto,
o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se
imprescindível também na atividade docente.
O planejamento de aula é de fundamental
importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua
ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas,
desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas
desestimulantes.
De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a
previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em
face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do
processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um
instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o
objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as
diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.
Porém, apesar da grande importância do
planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é
extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as
atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim,
compatibilidade com o tempo disponível.
Entre os elementos que devem compor um plano de
aula estão:
- clareza e objetividade;
- Atualização do plano periodicamente;
- Conhecimento dos recursos disponíveis da
escola;
- Noção do conhecimento que os alunos já possuem
sobre o conteúdo abordado;
- Articulação entre a teoria e a prática;
- Utilização de metodologias diversificadas,
inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;
- Sistematização das atividades com o tempo;
- Flexibilidade frente a situações imprevistas;
- Realização de pesquisas buscando diferentes
referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;
- Elaboração de aulas de acordo com a realidade
sociocultural dos estudantes.
Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à
utilização de novas metodologias (filmes, mapas;., poesias, músicas,
computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a
realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam
estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a
compreensão.
https://www.youtube.com/watch?v=Cw7H9VqxiPc
https://www.youtube.com/watch?v=-AWWW2MT7HU
Tópicos
essenciais: o que um plano de aula deve conter? - YouTube
Cuidados ao trabalhar com os sextos
anos
O sexto ano
representa uma mudança muito significativa para a vida dos alunos. Eles estão
vindo do Ensino Fundamental I, cuja estrutura é bem diferente do Ensino Fundamental
II.
Agora, são
professores diferentes para cada disciplina, horários segmentados, disciplinas
simultâneas. Agenda de provas, atividades, trabalhos e tarefas. O professor já
não fica tanto tempo na sala de aula, o atendimento passa a ser menos individualizado.
Síndrome do sexto ano
A chamada “síndrome do sexto
ano”, bastante comentada entre os professores, nada mais é do que um sintoma
dessa mudança: os alunos ficam aéreos, distraídos, brincalhões,
indisciplinados. A sensação, para eles, é que a escola está bem diferente do
que conheciam até há poucos meses.
Os alunos do sexto ano ainda não
amadureceram o suficiente para se desvincularem da necessidade de um professor
condutor de turma. Antes, regidos por um ou dois professores, as regras eram
estabelecidas e seguidas de perto.
Estranhamentos do aluno do 6 ano
Na nova organização os
professores passam pouco tempo dentro das salas de aula, os conteúdos são mais
fragmentados e as atividades mais longas geralmente são feitas em casa. Essas
facilidades encantam e distraem. É uma nova rotina, com novas
responsabilidades.
s primeiras semanas são as mais
delicadas. Os alunos chegam ainda no ritmo do ano anterior, acostumados com uma
rotina que não mais existirá. É nesse momento que a equipe pedagógica da escola,
em conjunto com os professores, atuará com bastante atenção.
Acolhida no Sexto Ano
Muitas conversas sobre a nova
rotina, momentos de acolhida, explicações sobre a organização das disciplinas e
das atividades, e coleta de relatos dos alunos sobre o que sentem nessa nova
etapa são algumas das atividades que poderão ser realizadas.
Os alunos precisam se sentir
ouvidos, recebidos e compreendidos. Afinal, ninguém gosta de ser inserido de
forma mecânica em uma estrutura que sequer conhece ainda, não é mesmo?
Em seguida, é hora de se fazer
uma avaliação diagnóstica sobre os alunos e as turmas. Não se trata de uma
prova a ser aplicada, longe disso! Essa avaliação consiste em identificar o
grau de conhecimento das competências que os alunos trazem, elaborando um
panorama de cada turma.
Poderão ser aplicados pequenos
testes, atividades ou até mesmo exercícios orais. O objetivo não é dar nota,
mas sim estabelecer um quadro geral sobre os pré-requisitos que precisam ser
trabalhados com as turmas. Mas essa avaliação diagnóstica para ser completa
precisa também levar em conta os comportamentos e autonomia dos alunos.
Muitos alunos durante o
Fundamental I ainda caminham apoiados no auxílio permanente dos professores,
que dedicando-se exclusivamente á uma única turma, conseguem dar um apoio mais
individualizado. Agora, no Fundamental II, as coisas são diferentes. Avaliar o
nível de autonomia desse aluno garante que, com o passar dos meses, ele consiga
desenvolver suas atividades sem nenhum prejuízo ao seu aprendizado.
Com base nos resultados, é hora
da equipe pedagógica traçar estratégias para o ano. Ao se conhecer o perfil da
turma, fica mais fácil pensar de que forma poderão ser aplicadas as avaliações,
quais alunos precisarão de um acompanhamento mais próximo e principalmente, de
que forma os professores poderão desenvolver as atividades dentro de sala de
aula.
Um dos cuidados ao se trabalhar
com os sextos anos que não pode ser deixado de lado é a constante ponte que se
deve construir entre a família do aluno e a escola. Os pais trarão para a
equipe pedagógica as impressões sobre como o aluno tem reagido do lado de fora.
Além disso, a escola mantém os
pais informados sobre o comportamento e o rendimento dos filhos. Como se trata
de uma época delicada – a pré-adolescência – toda atenção é pouca. É importante
acompanhar de perto e dividir as impressões.
A mudança ocorrida na vida do
aluno é significativa, não podemos ignorar os impactos a longo prazo e seus
resultados na condição emocional do estudante. Trata-se de uma fase em que
muitas famílias também incentivam a independência do aluno, permitindo que eles
se dirijam sozinhos à escola, cuidem de suas próprias rotinas e se organizem.
Eles não se sentem mais vigiados, e isso faz com que alguns não sintam que
precisam levar os estudos tão a sério.
A escola precisa também se
programar para atender aqueles alunos que não conseguiram se adequar à nova
organização ao longo do ano. Muitos deles precisam de reforços e explicações
mais detalhadas. Tudo isso deve ser previsto e organizado com antecedência.
Estabelecer rotinas, explicar as
regras e prever as consequências deve fazer parte do diálogo entre professores,
equipe pedagógica, pais e alunos durante todo o ano. Um ano letivo mais tranquilo
garantido pela transição planeja e segura certamente é o objetivo de todos.
Depois, é só avançar para o sétimo ano!
https://youtu.be/2TlkCg9EUMo
ATESTADOS MÉDICOS/
LAUDO/FALTAS
MÊS: FEVEREIRO E MARÇO
ALUNO |
SÉRIE |
PERÍODO/LAUDO |
Vinicius
Seixas de Almeida |
1°C |
06/02 a 09/02
– Atestado |
Eduardo Souza
Santos |
6° C |
TDAH,
HIPERATIVIDADE /REFORÇO PORTUGUÊS |
Luiza
Tolentino Facione |
3° A |
TEA GRAU
LEVE, TDAH E HIPERATIVIDADE |
Pablo
Henrique Alves Silva |
9° A |
07/02 a 10/02
- viagem/mãe Viviane comunicou |
Vinicius
Henrique Silva |
6°D |
Laudo
Transtorno do espectro autista – laudo entregue em fevereiro – incluir na
sala de recurso |
Pietra Soares
Valente |
1°A |
Atestado
08/02 – dia |
Samuel O.
Silva |
7°D |
Atestado
09/02 – Gastroenterite |
Thaina
Cardoso Meirelles |
8°A |
Responsável
comunicou – vai viajar duas semanas – 06/02 a 17/02 – rever a data/?? |
Gabrieli
Nicoli |
8°C |
Atestado –
8/02 a 11/02 |
João Pedro da
Costa C |
1°A |
Laudo TDA –
transtorno de ansiedade – entregue em 07/02 |
João Pedro da
Costa Conceição |
1°A |
Atestado dia
07/02 |
Marlon Silva
Lima |
9°A |
Não está
alfabetizado – Encaminhar para Anamnese |
Diogo |
9°C |
Não está
alfabetizado |
Thaina
Francalino Lacerda |
3°B |
Atestado-
09/02 e 10/02 |
Vinicius
Seixas de Almeida |
1°C |
Atestado de
09/02 a 12/02 |
Gabrielly
Nicole |
8°C |
Fez cirurgia
– está internada comunicado pelo responsável em 13/02. |
Ramon Davi
Barreiro Aristides |
6°D |
Atestado 07 a
9/02 e 14 e 15/02 |
Enzo Felipe
dos Santos Gustavo |
8°A |
Atestado de
13/02 a 17/02 |
Rita Emanueli
Costa Oliveira |
8°E |
Atestado de
10/02 a 12/02 |
Isabely
Rodrigues de Almeida |
1°C |
Atestado
14/02 |
Carlos de
Lima Fluentesal Barbosa |
2°C |
Atestado de
13 a 17/02 |
Vinicius
Seixas de Almeida |
1°C |
Atestado 15 e
16/02 |
Pablo Ryan |
1°B |
Ligou
avisando resfriado 23/02 |
Vitor
Albuquerque |
1°A |
Ligou avisando
sobre faltas dos dias 23 e 24/02 |
Evelyn Novais
Barbosa |
7°C |
Atestado dia
27/02 |
Kamilla
Aparecida Souza |
9°A |
Atestado
referente a 17/02 e a 22,23e24/02 |
Juliana
Aparecida de Sousa |
2°D |
Procedimento
invasivo 7 dias de 23/02 a 1/03 |
Mikaelly
Vitoris |
6°C |
Atestado
referente 28/02/2023 |
Hainashy
Gomes |
8°E |
Atestado
referente a 13/02/2023 |
Mariana
Cavalcante Franca Silva |
6°C |
Atestado
referente a28/02/2023 |
Vinicius Henrique Silva |
6°D |
Atestado referente a 10 dias de 17/02/2023 a 27/02 –
Autista tel 997919368 |
Wendel Fernandes da Silva |
2°C |
Atestado 5 dias 24/02 a 28/0 2 |
Erik Nascimento Sousa |
9°B
|
Atestado 10 dias 15/02 a 24/02 |
Sidnei Paulo dos Santos |
8°A |
Covid 28/02/2023 |
Leandro Teodoro da Silva Junior |
3°B |
Atestado referente a 28/02 |
Henrique Camillo |
3°B |
Covid – ligou avisando 28/02 |
Luana Camillo |
2°D |
Covid- ligou avisando 28/02 |
Vitor Ayres Lacerda da Silva |
7°B |
Atestado 2 dias 27 e28/02 |
Pablo Ryan Santana Alves |
1°B |
Atestado 24/02 |
CRISTHOFER DIAS TOFOLI DE OLIVEIRA |
6°A |
Atestado 3 dias – 16 a 18/02 |
Natan Oliveira Leu |
8°C |
Atestado 7 dias – 27/2 a 5/03 |
Dorothy de França |
8°A |
Atestado 2 dias 27/02 a 29/02 –
Laudo médico - Caso haja algum episódio de náuseas, choro intenso ou dispneia,
solicitar que a mão ou responsável a busque. |
Gabriela Souza de Andrade |
|
Atestado 24/02 |
Fernando Santos Belo da Silva |
2°E |
Atestado 3 dias 15,16 e 17/02 |
Lorena Gomes Martins |
6°A |
Faltar dois dias no mês de março (1
e 2/03??) |
Felipe Coze do Amaral |
9°C |
Atestado dia 27/02 |
Ana Beatriz |
8°A |
Responsável ligou 2/03 avisando que
por enquanto não vai mandar. |
Vinicius Henrique Silva |
6°D |
Afastamento por 4 meses – a partir
de 02 de março apresenta TEA e TOD – ATIVIDADE
DOMICILIAR |
Lizzye stone aleixo Duarte gomes |
6°A |
Afastamento 7 dias – 02/03 a 8/3 |
Luiza Ariel Rodrigues Vargens |
8°A |
Afastamento 2 dias – 01 e 02/3 |
Sidney Paulo dos Santos Camilo |
8°A |
Afastamento 5 dias – 27/02 a 3/03 |
Victor Douglas Cabral Cruz |
9°D |
Afastamento 15 dias – 03/03 a 17/03
– Trabalho reposição de faltas. |
Lucas Rodrigues da S Pereira |
6°C |
Afastamento 7 dias - 02/03 a 09/03 |
Yasmim Caetano |
8°D |
Afastamento 2 dias |
Miguel Ferreira da Silva |
6°D |
Afastamento 4 dias – 08/03 a 11/03 |
Milena Rodrigues de Oliveira |
6°C |
Atestado – 03/03 |
Gustavo de Oliveira Pacheco |
6°D |
Afastamento 3 dias – 1/03 a 3/03 |
Vitoria Cristina Leal |
7°C |
Afastamento 3 dias – 02/03 a 4/03 |
Natan Oliveira Leu |
8°C |
Mãe ligou – provavelmente síndrome
do pânico – ficará afastado por 3 semanas para diagnóstico e também por
problemas familiares. Quando retornar –
Trabalho reposição de faltas. |
Maria Luiza da Silva |
3°B |
Afastamento 3 dias – 01 a 03/03 |
Gabriely Gomes Garcia |
1°B |
Afastamento 2 dias – 08/03 e 09/03 |
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