rezados,
ASSUNTO 01: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO E SEQUÊNCIAS DIGITAIS: ATUALIZAÇÃO DE PRAZOS
Tendo em vista as sugestões e pedidos da rede, bem como a fundamental relevância em atender da melhor forma possível as necessidades de aprendizagem de todos os estudantes e ampliando suas oportunidades, estamos adequando as datas constantes no Comunicado de 16/08 que enviou o Cronograma Integrado atualizado em 11/08, assim como o Comunicado COPED do Boletim Semanal 348. As alterações, neste momento, alcançam a AAP3, SD4 e SD5.
Nesta alteração também consideramos:
a diversidade de retorno dos estudantes às atividades presenciais em formato 100% das turmas ou em diversos modos de revezamento, propiciando ritmos específicos na organização do trabalho em relação ao desenvolvimento do currículo;
o fato que muitos professores têm desenvolvido o conjunto completo das habilidades previstas no currículo ao longo do presente ano letivo;
as características peculiares desta edição da AAP 3 que para além das habilidades essenciais do bimestre e das consideradas marcos de desenvolvimento, também está focalizando, nos anos/séries finais de etapa, as habilidades relevantes em cada uma das etapas;
as características das SD, articuladas aos respectivos materiais do bimestre do Aprender Sempre, cuja entrega sofreu atrasos em relação aos do 3º bimestre.
Desse modo, haverá atualização do cronograma de aplicação na Plataforma, conforme segue:
AAP3 - Aplicação disponível de 14 de setembro até 04 de outubro;
SD4 - Reabertura e manutenção da disponibilidade para realização até 06 de outubro;
SD5 - Suspensão da data prevista de início (27 de setembro) aguardando a regularização de entrega dos materiais do Aprender Sempre do 3º bimestre.
Canais de atendimento:
Portal de Atendimento da SEDUC - para problemas relacionados com o acesso ao sistema (integração de alunos ou atualização de perfil de acesso dos educadores); atendimento.educacao.sp.gov.br
Suporte do CAEd – para problemas relacionados à Plataforma (por meio dos Diretores das escolas ou do Dirigente de Ensino ou responsável na DE pelo acompanhamento do projeto. Dentro da própria plataforma).
Núcleo Pedagógico
ASSUNTO 02: MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ESCOLAS COM TURMAS DO “ALÉM DA ESCOLA”
Até o fim deste mês (setembro) todas as escolas da rede estadual com oferta de Anos Finais e Ensino Médio devem receber os materiais didáticos do Além da Escola.
São dois cadernos:
Caderno do Professor: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/downloads/Caderno-do- professor.pdf
Caderno do Aluno: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/downloads/Caderno-do- aluno.pdf
Cada professor com pelo menos uma turma atribuída do projeto deve receber um caderno do professor, enquanto cada estudante participante da ação deve receber um caderno do aluno.
A Seduc fez uma estimativa do número de cadernos por escola a partir da manifestação de interesse no programa. Sendo assim, pode ser necessária a redistribuição entre escolas de uma mesma DE, conforme avançar o processo de enturmação e atribuição de aulas.
O Caderno de Missões continuará disponível apenas no formato online:
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/wp- content/uploads/2021/06/OK_Caderno-de-Missoes_Alem-da-Escola-1-1-1.pdf
Núcleo Pedagógico
ASSUNTO 03: CONCURSO DE VÍDEO DESCOBRINDO A CHINA
O Consulado Geral da China em São Paulo em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) com o intuito de disseminar a cultura chinesa e suas relações entre os jovens brasileiros, promovem o Concurso de Vídeo 2021 “Descobrindo a China” para os estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino.
Cada estudante poderá participar com um vídeo de sua autoria abordando uma visão sobre a cultura, tradições, história, culinária e outros aspectos da China e sua influência e contribuição no contexto histórico e atual no Brasil e no mundo.
PREMIAÇÃO:
1º colocado – 01(um) vídeo Vencedor: (01) um LAPTOP LENOVO para o estudante e (01) um LAPTOP LENOVO para o(a) professor(a) orientador(a);
2º colocado – 02(dois) vídeos Vencedores: (01) um CELULAR XIAOMI NOTE 9 PRO para cada estudante.
3º colocado – 04(quatro) vídeos Vencedores: (01) um RELÓGIO INTELIGENTE HUAWEI GT2 para cada estudante.
O(A) Estudante e o(a) Professor(a) Orientador(a) – (1º ao 3º colocado) receberão certificado de participação emitido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
As Unidades Escolares deverão enviar os vídeos selecionados para a Diretoria de Ensino, aos cuidados da PCNP de Arte Solange Junqueira, e-mail solange.junqueira@educacao.sp.gov.br .
Mais informações no Boletim e Regulamento em anexo.
www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9349
Anexo 1: Regulamento
Anexo 2: Boletim
Solange Junqueira - PCNP de Arte
Núcleo Pedagógico
ASSUNTO 04: CONCURSO “CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS” – PRÊMIO LÍVIA DE OLIVEIRA 2021
Informamos que as inscrições para o Concurso “Cartografia para crianças” – Prêmio Lívia de Oliveira 2021 estão abertas até o dia 30 de setembro de 2021.
O concurso organizado pela Sociedade Brasileira de Cartografia Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (SBC), por meio da Comissão de Cartografia para Crianças e Escolares, tem como principal objetivo possibilitar a ampliação das fronteiras da Cartografia, embasado na premissa básica de estimular os(as) estudantes a atuarem como protagonistas e contribuir com a formação cartográfica, desde o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) até o Ensino Médio.
Este ano, o concurso “Cartografia para crianças” - Prêmio Profª Livia de Oliveira (pioneira nas
pesquisas de Cartografia Escolar no país), traz a temática “Mapeando o Futuro”, em consonância
com o tema do prêmio Barbara Petchenik para o período de 2021 a 2023: “A map of my future world”.
Para conhecer mais informações sobre o concurso, recomendamos que consulte o edital disponível no endereço: https://www.mapasdecriancas.com/sobre
Sugerimos ainda aos professores que queiram saber mais a respeito do assunto, que consultem os seguintes endereços: www.icaci.org http:/children.library.carleton.ca/ ou www.cartografiaescolar.blogspot.com
Em caso de dúvidas, entre em contato com a comissão organizadora pelos seguintes endereços eletrônicos: acfsampa@uol.com.br e carla.sena@unesp.br
Equipe de Ciências Humanas
Núcleo Pedagógico
ASSUNTO 05: ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO: APRENDENDO A LINGUAGEM DOS OBJETOS
Convidamos para mais uma Formação Aberta: Educação em Museus e com clima de celebração. Em homenagem ao centenário do nascimento de Paulo Freire, no dia 19 de setembro, a Profa. Dra. Elaine Hirata abordará a temática “Arqueologia e Educação: Aprendendo a Linguagem dos Objetos”. Oportunidade para conhecer o histórico das ações educativas do MAE e os desafios nos dias atuais. Ideal para professores/as e educadores/as do campo museal, bolsistas, etc. todo mundo é bem-vindo(a).
A atividade é gratuita e emitiremos declaração de participação para quem precisar.
Quinta feira, 23 de setembro, 10hs - 12hs. Para se inscrever acesse o link abaixo: https://forms.gle/NkqLQXXUdtU1EMWM7
Núcleo Pedagógico
ASSUNTO 06: INVENTÁRIO E ATUALIZAÇÃO DAS BAIXAS DIÁRIAS – ATÉ 21/09/2021
Orientamos que as escolas façam a atualização, conferência, ajuste e confirmação de seus estoques até TERÇA (21/09/2021), impreterivelmente.
Primeiro, verifiquem se o estoque físico e o virtual estão iguais. O estoque virtual pode ser observado em "Consulta estoque escola" na SED, conforme manual em anexo. Caso haja alguma divergência, a unidade precisará alterar o estoque, com as devidas justificativas para aprovação da Diretoria de Ensino (manual em anexo).
Quando o estoque físico e virtual estiver idênticos, a escola deverá entrar em "Serviços Escolares
-> Alimentação Escolar -> Operações de Alimentação -> Conferência Estoque Escola" e obrigatoriamente clicar em "CONFIRMAR CONFERÊNCIA DO ESTOQUE".
As baixas diárias devem ser registradas diariamente e mantidas atualizadas. Caso não tenham servido merenda em algum dia, a U.E. deverá obrigatoriamente entrar na tela de baixa diária, selecionar cada dia no calendário e clicar no botão “Registrar dia sem baixa diária”. Incluir o motivo (Ex: ausência de alunos) e salvar.
Lembramos que essas informações são extremamente importantes para que a geração das guias seja feita de forma correta e o abastecimento das escolas não seja prejudicado.
Anexo 1: Consulta Estoque Anexo 2: Alteração Estoque
Vanessa de Castro
Nutricionista
ASSUNTO 07:CURSO BÁSICO DE LIBRAS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – 1ª EDIÇÃO/2021 I INSCRIÇÕES
A partir do dia 15 de setembro, começarão as inscrições para o Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2021, e permanecerão disponíveis até o dia 22 de setembro de 2021.
Vamos nos preparar para receber e trabalhar com os(as) alunos(as) surdos? Aprender a comunicar com a linguagem de Libras e assim promover a equidade no espaço escolar?
O curso tem por objetivos:
Promover o aprendizado de Libras – Língua Brasileira de Sinais para todos(as) os(as) profissionais de Educação;
Levar entendimento aos(às) profissionais da Educação sobre os(as) alunos(as) surdos, suas particularidades e suas necessidades educacionais específicas;
Promover o ensino justo e equitativo desses(as) alunos(as), respeitando-se a identidade linguística deles(as).
Quem poderá participar
Todos os servidores do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE), desde que estiverem com contrato ativo na Secretaria Escolar Digital (SED) durante o período de inscrições.
Atenção: Os (As) servidores(as) aprovados(as) na edição anterior (Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2020) estão impedidos(as) de realizar essa nova edição, por se tratar do mesmo conteúdo.
Como realizar a inscrição
O(A) servidor(a) interessado(a) deverá:
Acessar o site da EFAPE: escoladeformacao.sp.gov.br;
No menu superior, clicar em “Cursos e Formações”;
Em seguida, escolher a opção “Tipos de Ações de Formação” e, nos filtros de “Cursos”, selecionar “on-line” e “Inscrições abertas: curso não iniciado”;
Localizar o “Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2021” e, ao
clicar no card, você será direcionado(a) para a página com todas as informações sobre o curso;
Por fim, clicar no ícone correspondente à inscrição SEDUC. Utilizar, nos campos “Usuário” e “Senha”, o número do CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen), ou senha pessoal já utilizada anteriormente.
As informações detalhadas sobre o curso estão disponíveis no Regulamento e no site da EFAPE. Em caso de dúvidas, abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do site efape.educacao.sp.gov.br, no canal “Fale Conosco”.
Aproveite essa oportunidade e se inscreva!
Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino
ASSUNTO 08: “OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS ODS 10 – “DIA NACIONAL DE LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”
Voltada para os profissionais da Educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a forma como podem ser trabalhados na escola. Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação. Na próxima sexta-feira, 24 de setembro de 2021 o tema será ODS 10
- “Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência”.
São 17 ODS ao todo, e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da Educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas.
A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da Educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.
Núcleo Pedagógico Diretoria de
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