segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Anexo ATPC 33

 DEVOLUTIVA MMR AGOSTO 2021

Agilizar a entrega dos materiais, Currículo em Ação, Aprender Sempre e São Paulo  faz Escola em tempo hábil, antes da sua utilização no CMSP e antes do início do  bimestre.

Devido a atualização do material em 2021 e reorganização dos trabalhos com novos fornecedores, não conseguimos entregar com a antecedência que gostaríamos neste ano.

Dessa forma, estamos corrigindo o fluxo para 2022, de modo que os cadernos cheguem com  antecedência nas escolas e prefeituras.

  Disponibilizar informações sobre o Novo Ensino Médio, especialmente no  que tange a Matriz Curricular, Formação Geral Básica e processo de  matrícula nos Itinerários Formativos.

As matrizes dos itinerários formativos já foram publicadas e também a calculadora  para simulação da implementação nas escolas. As informações de matrícula serão  passadas pela CITEM nas próximas semanas.

Rever o cronograma de aplicação das avaliações, uma vez que são muitas e  estão sendo aplicadas em um curto período (AAP, ADE, SD, questionários).  Sendo assim, a revisão do cronograma de aplicação poderia minimizar o  descompasso entre o término do bimestre, o desenvolvimento das  habilidades essenciais ainda não contempladas no CMSP e aplicação das  avaliações

As avaliações bimestrais e as sequências digitais possuem caráter distinto, e contribuem de maneiras  diferentes para os processos de ensino e de aprendizagem. As primeiras são avaliações em formato  mais tradicional, que marcam, especialmente, as passagens entre os bimestres, indicando habilidades  que devem ser aprimoradas/reforçadas. As sequências digitais, por sua vez, consistem em atividades;  isto é, o exercício contínuo de determinados conteúdos. Assim, tratam-se de dois recursos  complementares, oferecidos com o objetivo de apoiar estudantes e professores no contexto do  Programa de Recuperação e Aprofundamento.

O Cronograma Integrado do Programa de Recuperação e Aprofundamento foi elaborado de forma a  atender as especificidades e objetivos de cada avaliação. Para o atendimento da demanda da rede, o  Cronograma integrado do 3 bimestre foi publicado inicialmente em 17/07 e atualizado em 11/08.

Observar na plataforma CAEd: Falta de credibilidade das informações disponíveis na  plataforma. Exemplo: a) Divergência do índice de participação e acertos dos alunos na  2ª AAP nos cards Monitoramento e Resultado. b) Divergência do relatório de  monitoramento e perfil do aluno (prova realizada e constava como não iniciada); c)  Alunos transferidos e N.COM constam no relatório.

Eventual divergência no índice de participação, quantidade de acertos, relatórios e  movimentação de alunos (transferência, abandono) pode decorrer de dados extraídos em datas  diferentes, conforme as integrações com a SED e atualizações das bases de dados que ocorrem  semanalmente durante a aplicação e até o encerramento dela. A publicação dos resultados é  feita na mesma base de alunos que tinham participação prevista no início do período da  aplicação.

Disponibilizar, em tempo real, acesso às sequências digitais e AAP para os professores  (no momento em que o sistema está aberto para a realização da atividade pelo aluno),  a fim de facilitar o processo de mobilização, orientação e monitoramento das atividades  pedagógicas.

O monitoramento das aplicações foi ajustado pelo CAEd para que os dados estejam atualizados  todos os dias pela manhã. Esta atualização já está em funcionamento.

Propiciar maior agilidade na disponibilização da conexão de internet e ponto de  acesso de wifi (agilidade na instalação de banda larga no “MEGA ESCOLA”).

O Programa MEGA ESCOLA (Upgrade 100 Mbps e wi-fi) teve início em julho de 2021 e visa o atendimento das mais de 5 mil escolas estaduais e diretorias de ensino até julho de 2022.

Garantir a estabilidade das plataformas SED, CAED e CMSP para a realização das  atividades de avaliação.

As plataformas ficam vinculadas a SED, se porventura algum problema ocorrer com a SED,  as demais plataformas vinculadas sofrem impacto também. Atualmente, contamos com o  apoio de uma equipe de Infraestrutura na Prodesp e Microsoft para evitar os problemas de  instabilidades.

Providenciar a instalação dos roteadores da Cisco (aquisição e instalação de switch  para distribuição de internet. Internet via satélite para as escolas rurais).

A empresa PRIME INTERWAY está realizando a entrega dos equipamentos Access Point e já iniciou a instalação no primeiro lote de unidades escolares.

Melhorar o sistema “Fale Conosco da SED”, pois os chamados abertos  ficam sem retorno ou com respostas automáticas. É necessário agilizar as  devolutivas e não permitir que chamados não resolvidos sejam finalizados.

Atualmente contamos com a Central de Atendimento que é dividida em dois níveis,  além dos técnicos de cada centro nas coordenadorias da SEDUC. O tempo de  resposta para uma ocorrência é de no mínimo 7 dias podendo variar de acordo com  a complexidade do assunto.

Ampliar o perfil de acesso na SED, considerando o profissional e a função  desempenhada.

Cada perfil da SED é atribuído de módulos condizentes com suas atribuições de  trabalho de acordo com a solicitação de cada área responsável pelo  programa/sistema. Caso algum servidor verifique que necessita de liberação de  alguma funcionalidade específica é necessário solicitar autorização ao  Centro/Departamento responsável. Sempre de acordo com a LGPD.


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