DEVOLUTIVA MMR AGOSTO 2021
✔ Agilizar a entrega dos materiais, Currículo em Ação, Aprender Sempre e São Paulo faz Escola em tempo hábil, antes da sua utilização no CMSP e antes do início do bimestre.
Devido a atualização do material em 2021 e reorganização dos trabalhos com novos fornecedores, não conseguimos entregar com a antecedência que gostaríamos neste ano.
Dessa forma, estamos corrigindo o fluxo para 2022, de modo que os cadernos cheguem com antecedência nas escolas e prefeituras.
✔ Disponibilizar informações sobre o Novo Ensino Médio, especialmente no que tange a Matriz Curricular, Formação Geral Básica e processo de matrícula nos Itinerários Formativos.
As matrizes dos itinerários formativos já foram publicadas e também a calculadora para simulação da implementação nas escolas. As informações de matrícula serão passadas pela CITEM nas próximas semanas.
✔ Rever o cronograma de aplicação das avaliações, uma vez que são muitas e estão sendo aplicadas em um curto período (AAP, ADE, SD, questionários). Sendo assim, a revisão do cronograma de aplicação poderia minimizar o descompasso entre o término do bimestre, o desenvolvimento das habilidades essenciais ainda não contempladas no CMSP e aplicação das avaliações
As avaliações bimestrais e as sequências digitais possuem caráter distinto, e contribuem de maneiras diferentes para os processos de ensino e de aprendizagem. As primeiras são avaliações em formato mais tradicional, que marcam, especialmente, as passagens entre os bimestres, indicando habilidades que devem ser aprimoradas/reforçadas. As sequências digitais, por sua vez, consistem em atividades; isto é, o exercício contínuo de determinados conteúdos. Assim, tratam-se de dois recursos complementares, oferecidos com o objetivo de apoiar estudantes e professores no contexto do Programa de Recuperação e Aprofundamento.
O Cronograma Integrado do Programa de Recuperação e Aprofundamento foi elaborado de forma a atender as especificidades e objetivos de cada avaliação. Para o atendimento da demanda da rede, o Cronograma integrado do 3 bimestre foi publicado inicialmente em 17/07 e atualizado em 11/08.
✔ Observar na plataforma CAEd: Falta de credibilidade das informações disponíveis na plataforma. Exemplo: a) Divergência do índice de participação e acertos dos alunos na 2ª AAP nos cards Monitoramento e Resultado. b) Divergência do relatório de monitoramento e perfil do aluno (prova realizada e constava como não iniciada); c) Alunos transferidos e N.COM constam no relatório.
Eventual divergência no índice de participação, quantidade de acertos, relatórios e movimentação de alunos (transferência, abandono) pode decorrer de dados extraídos em datas diferentes, conforme as integrações com a SED e atualizações das bases de dados que ocorrem semanalmente durante a aplicação e até o encerramento dela. A publicação dos resultados é feita na mesma base de alunos que tinham participação prevista no início do período da aplicação.
✔ Disponibilizar, em tempo real, acesso às sequências digitais e AAP para os professores (no momento em que o sistema está aberto para a realização da atividade pelo aluno), a fim de facilitar o processo de mobilização, orientação e monitoramento das atividades pedagógicas.
O monitoramento das aplicações foi ajustado pelo CAEd para que os dados estejam atualizados todos os dias pela manhã. Esta atualização já está em funcionamento.
✔ Propiciar maior agilidade na disponibilização da conexão de internet e ponto de acesso de wifi (agilidade na instalação de banda larga no “MEGA ESCOLA”).
O Programa MEGA ESCOLA (Upgrade 100 Mbps e wi-fi) teve início em julho de 2021 e visa o atendimento das mais de 5 mil escolas estaduais e diretorias de ensino até julho de 2022.
✔ Garantir a estabilidade das plataformas SED, CAED e CMSP para a realização das atividades de avaliação.
As plataformas ficam vinculadas a SED, se porventura algum problema ocorrer com a SED, as demais plataformas vinculadas sofrem impacto também. Atualmente, contamos com o apoio de uma equipe de Infraestrutura na Prodesp e Microsoft para evitar os problemas de instabilidades.
✔ Providenciar a instalação dos roteadores da Cisco (aquisição e instalação de switch para distribuição de internet. Internet via satélite para as escolas rurais).
A empresa PRIME INTERWAY está realizando a entrega dos equipamentos Access Point e já iniciou a instalação no primeiro lote de unidades escolares.
✔ Melhorar o sistema “Fale Conosco da SED”, pois os chamados abertos ficam sem retorno ou com respostas automáticas. É necessário agilizar as devolutivas e não permitir que chamados não resolvidos sejam finalizados.
Atualmente contamos com a Central de Atendimento que é dividida em dois níveis, além dos técnicos de cada centro nas coordenadorias da SEDUC. O tempo de resposta para uma ocorrência é de no mínimo 7 dias podendo variar de acordo com a complexidade do assunto.
✔ Ampliar o perfil de acesso na SED, considerando o profissional e a função desempenhada.
Cada perfil da SED é atribuído de módulos condizentes com suas atribuições de trabalho de acordo com a solicitação de cada área responsável pelo programa/sistema. Caso algum servidor verifique que necessita de liberação de alguma funcionalidade específica é necessário solicitar autorização ao Centro/Departamento responsável. Sempre de acordo com a LGPD.
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