Instrumento de observação da prática
Este instrumento tem como intenção apoiar, fortalecer e desenvolver a observação da prática pedagógica. O trabalho de observação de aula deve ser fundamentado em uma relação de confiança, que gera parceria entre os profissionais envolvidos num processo dialógico e de co-construção da ação, com intuito de desenvolver e ampliar a prática pedagógica observada, visando o desenvolvimento técnico e pedagógico dos profissionais envolvidos, professor e professor coordenador, com a finalidade de propiciar que todos os estudantes aprendam o que está expresso no Documento Curricular Currículo em Ação
A observação de aula é uma das estratégias de formação continuada entre os profissionais da escola, e pode ocorrer nos diversos espaços/ambientes (presenciais ou remotos) pedagógicos, visto que contribui para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos, levando-os a uma reflexão da prática pedagógica no movimento “ação-reflexão-ação”, possibilitando intervenções para a melhoria das aprendizagens, da gestão da aula, das estratégias de ensino e da avaliação do processo das ações coletivas da escola. A estratégia de observação de aula permite a identificação das reais necessidades de formação continuada dos professores.
Aspectos organizacionais, subdivididos em 1.1 Gestão do Tempo e 1.2 Otimização do espaço; e
Aspectos pedagógicos, subdividido em 2.1 Aderência e coerência do Documento Curricular Currículo em Ação, 2.2 Processos e estratégias de Ensino e Aprendizagem, 2.3 Relação professor/estudante e 2.4 Avaliação da aprendizagem.
Cada um desses aspectos e suas subdivisões trazem sugestões de elementos a serem observados durante a sessão de observação da prática, e cada elemento conta com ao menos um questionamento que apoia o observador durante a observação. Dessa forma, o PC junto ao professor podem selecionar e combinar previamente os elementos que serão observados na sessão de observação.
ELEMENTOS A SEREM OBSERVADOS E QUESTIONAMENTOS PARA APOIAR O MOMENTO DA OBSERVAÇÃO |
|
1. Aspectos organizacionais | Elementos a serem observados | Questionamentos para o momento da observação |
|
|
1.1 Gestão do Tempo | Planejamento da aula. | O planejamento da aula estava adequado ao seu tempo de desenvolvimento - considerando início, meio e fim dessa aula e a fase de vida dos estudantes ? O planejamento contempla atividades, abordagem e estratégias adequadas aos diferentes níveis de aprendizagens dos estudantes da turma? |
|
Atividades previstas e contempladas. | A aula é realizada considerando os diferentes níveis de aprendizagem dos estudantes? As estratégias engajam os estudantes? As atividades atendem a realidade/necessidade da turma/classe? O professor usou atividades ou abordagem diferente do padrão com toda a turma com os estudantes que apresentam nível de aprendizado diferente da média da turma? Essa abordagem foi adequada para não gerar situação que desengaja os estudantes? |
|
Ritmo de instrução. | O ritmo de instrução é ajustado para atender ao ritmo de aprendizagem dos estudantes que aprendem com maior ou menor facilidade? |
|
Interrupções durante a aula. | As interrupções são administradas zelando pelo tempo previsto para o ensino e aprendizagem? As interrupções permitem retomadas ou perdem o foco da aula e a motivação dos estudantes? As interrupções são necessárias ou poderiam ser administradas para outro momento? |
|
Conclusão das atividades previstas durante a aula. | Os estudantes que não terminam as atividades durante a aula recebem orientação para que se mantenham no ritmo de aprendizagem da turma? Há orientações para retomada e conclusão dessas atividades fora do momento da aula junto ao professor? |
|
Após combinar os elementos da observação com o profissional que terá sua prática observada, utilize do instrumento abaixo para registrar os elementos a serem observados e suas anotações durante a observação da prática. Lembre-se de fazer os registros com evidências e não inferências.
Instrumento de Planejamento e Registro da Observação da Prática |
Diretoria de Ensino da região de Santo André | Escola:EE Profª Francisca Helena Furia II |
Professor(a) observado(a): |
Ano/Série/Turma: | Ano/Série/Turma: | Data da Observação: |
Formador(a): | Cargo/Função: Professor coordenador |
Objetivo da observação: fortalecer e desenvolver a observação da prática pedagógica |
Observação: remoto ( ) ou presencial ( X ) |
Elementos a serem observados (Combinado entre observador e observado antes da observação) | Questionamentos para o momento da observação (Combinado entre observador e observado antes da observação) | Observações durante a prática (Descrição do que foi observado) |
Planejamento da aula. | O planejamento da aula estava adequado ao seu tempo de desenvolvimento - considerando início, meio e fim dessa aula e a fase de vida dos estudantes ? O planejamento contempla atividades, abordagem e estratégias adequadas aos diferentes níveis de aprendizagens dos estudantes da turma? |
|
Atividades previstas e contempladas. | A aula é realizada considerando os diferentes níveis de aprendizagem dos estudantes? As estratégias engajam os estudantes? As atividades atendem a realidade/necessidade da turma/classe? O professor usou atividades ou abordagem diferente do padrão com toda a turma com os estudantes que apresentam nível de aprendizado diferente da média da turma? Essa abordagem foi adequada para não gerar situação que desengaja os estudantes? |
|
Ritmo de instrução. | O ritmo de instrução é ajustado para atender ao ritmo de aprendizagem dos estudantes que aprendem com maior ou menor facilidade? |
|
Interrupções durante a aula. | As interrupções são administradas zelando pelo tempo previsto para o ensino e aprendizagem? As interrupções permitem retomadas ou perdem o foco da aula e a motivação dos estudantes? As interrupções são necessárias ou poderiam ser administradas para outro momento? |
|
Conclusão das atividades previstas durante a aula. | Os estudantes que não terminam as atividades durante a aula recebem orientação para que se mantenham no ritmo de aprendizagem da turma? Há orientações para retomada e conclusão dessas atividades fora do momento da aula junto ao professor? |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário