quinta-feira, 19 de agosto de 2021

ATPC 23 Anexo 1

 Instrumento de observação da prática


Este instrumento tem como intenção apoiar, fortalecer e desenvolver a observação da prática pedagógica. O trabalho de observação de aula deve ser fundamentado em uma relação de confiança, que gera parceria entre os profissionais envolvidos num processo dialógico e de co-construção da ação, com intuito de desenvolver e ampliar a prática pedagógica observada, visando o desenvolvimento técnico e pedagógico dos profissionais envolvidos, professor e professor coordenador, com a finalidade de propiciar que todos os estudantes aprendam o que está expresso no Documento Curricular Currículo em Ação

A observação de aula é uma das estratégias de formação continuada entre os profissionais da escola, e pode ocorrer nos diversos espaços/ambientes (presenciais ou remotos) pedagógicos, visto que contribui para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos, levando-os a uma reflexão da prática pedagógica no movimento “ação-reflexão-ação”, possibilitando intervenções para a melhoria das aprendizagens, da gestão da aula, das estratégias de ensino e da avaliação do processo das ações coletivas da escola. A estratégia de observação de aula permite a identificação das reais necessidades de formação continuada dos professores.

  1. Aspectos organizacionais, subdivididos em 1.1 Gestão do Tempo e 1.2 Otimização do espaço; e

  2. Aspectos pedagógicos, subdividido em 2.1 Aderência e coerência do Documento Curricular Currículo em Ação, 2.2 Processos e estratégias de Ensino e Aprendizagem, 2.3 Relação professor/estudante e 2.4 Avaliação da aprendizagem.


Cada um desses aspectos e suas subdivisões trazem sugestões de elementos a serem observados durante a sessão de observação da prática, e cada elemento conta com ao menos um questionamento que apoia o observador durante a observação. Dessa forma, o PC junto ao professor podem selecionar e combinar previamente os elementos que serão observados na sessão de observação. 



ELEMENTOS A SEREM OBSERVADOS E QUESTIONAMENTOS PARA APOIAR O MOMENTO DA OBSERVAÇÃO


1. Aspectos 

organizacionais

Elementos a serem observados

Questionamentos para o momento da observação



1.1 Gestão  do Tempo

Planejamento da aula.

O planejamento da aula estava adequado ao seu tempo de desenvolvimento - considerando início, meio e fim dessa aula e a fase  de vida dos estudantes ?

O planejamento contempla atividades, abordagem e  estratégias adequadas aos diferentes níveis de aprendizagens dos estudantes da turma?


Atividades previstas e contempladas.

A aula é realizada considerando os diferentes níveis de aprendizagem dos estudantes? As estratégias engajam os estudantes? As atividades atendem a realidade/necessidade da turma/classe? O professor usou  atividades ou abordagem diferente do padrão com toda a turma  com os estudantes que apresentam nível de aprendizado diferente da média da turma? Essa abordagem foi adequada para não gerar situação que desengaja os estudantes?


Ritmo de instrução.

O ritmo de instrução é ajustado para  atender ao ritmo de aprendizagem dos estudantes que aprendem com  maior ou menor facilidade? 


Interrupções durante a aula.

As interrupções são administradas zelando pelo tempo previsto para o ensino e aprendizagem? As interrupções permitem retomadas ou perdem o foco da aula e a motivação dos estudantes? As interrupções são necessárias ou poderiam ser administradas para outro momento?


Conclusão das atividades previstas durante a aula.

Os estudantes que não terminam as atividades durante a aula recebem orientação para que se mantenham no  ritmo de aprendizagem da turma? Há orientações para retomada e conclusão dessas atividades fora do momento da aula junto ao professor?



Após combinar os elementos da observação com o profissional que terá sua prática observada, utilize do instrumento abaixo para registrar os elementos a serem observados e suas anotações durante a observação da prática. Lembre-se de fazer os registros com evidências e não inferências. 



Instrumento de Planejamento e Registro da Observação da Prática               

Diretoria de Ensino  da região de Santo André 

Escola:EE Profª Francisca Helena Furia II

Professor(a) observado(a):   

Ano/Série/Turma:

Ano/Série/Turma:

Data da Observação:

Formador(a): 

Cargo/Função: Professor coordenador

Objetivo da observação: fortalecer e desenvolver a observação da prática pedagógica

Observação: remoto (   )  ou presencial ( X  ) 

Elementos a serem observados

(Combinado entre observador e observado antes da observação)

Questionamentos para o momento da observação

(Combinado entre observador e observado antes da observação)

Observações durante a prática

(Descrição do que foi observado)

Planejamento da aula.

O planejamento da aula estava adequado ao seu tempo de desenvolvimento - considerando início, meio e fim dessa aula e a fase  de vida dos estudantes ?

O planejamento contempla atividades, abordagem e  estratégias adequadas aos diferentes níveis de aprendizagens dos estudantes da turma?


Atividades previstas e contempladas.

A aula é realizada considerando os diferentes níveis de aprendizagem dos estudantes? As estratégias engajam os estudantes? As atividades atendem a realidade/necessidade da turma/classe? O professor usou  atividades ou abordagem diferente do padrão com toda a turma  com os estudantes que apresentam nível de aprendizado diferente da média da turma? Essa abordagem foi adequada para não gerar situação que desengaja os estudantes?


Ritmo de instrução.

O ritmo de instrução é ajustado para  atender ao ritmo de aprendizagem dos estudantes que aprendem com  maior ou menor facilidade? 


Interrupções durante a aula.

As interrupções são administradas zelando pelo tempo previsto para o ensino e aprendizagem? As interrupções permitem retomadas ou perdem o foco da aula e a motivação dos estudantes? As interrupções são necessárias ou poderiam ser administradas para outro momento?


Conclusão das atividades previstas durante a aula.

Os estudantes que não terminam as atividades durante a aula recebem orientação para que se mantenham no  ritmo de aprendizagem da turma? Há orientações para retomada e conclusão dessas atividades fora do momento da aula junto ao professor?



Nenhum comentário:

Postar um comentário