“Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer”.
(Música “Todos juntos” do musical infantil “Os Saltimbancos, 1977”).
Propostas de Reflexões
Nesse momento apresentamos temas relacionados aos processos organizativos, avaliações e ações pedagógicas importantes para o conselho de classe/série e ao fechamento do semestre e início do subsequente. A metodologia para o desenvolvimento dessa atividade fica a critério da coordenação pedagógica de acordo com suas demandas e realidades específicas, sugerimos que os educadores reflitam sobre as questões apresentadas abaixo.
1.Questoes relevantes para o periodo de fechamento semestral:
Organizar todos os materiais de trabalho e verificar se você está em dia com a documentação a ser entregue.
Você pode ainda, organizar e atualizar os registros das atividades realizadas nesse momento híbrido, essa organização oferece uma visão geral sobre tudo o que foi trabalhado e abre portas para a nova etapa que vem a seguir. É importante reunir os documentos (portfólios, atividades realizadas, prints de telas e plataformas utilizadas, etc.) em pastas, preferencialmente digitais, utilizando umdrive.
É o período para realizar a avaliação do ciclo que se encerra e traçar os objetivos para o período que irá iniciar. Para tanto, faz necessário analisar, por exemplo, quais foram os conteúdos melhor trabalhados e as estratégias utilizadas, quais são os pontos que precisam ser melhorados, como foi o aproveitamento dos estudantes e em que áreas você deve investir em atualização ou formação. Vale a pena fazer uma lista com todas essas informações para balizar o trabalho do semestre seguinte, principalmente, considerando os resultados das avaliações individuais e em grupos, para já ter em mente o que deu certo e o que precisa ser melhorado.
Uma boa dica é deixar algumas ideias anotadas sobre os objetos do conhecimento (conteúdos) a serem trabalhados e como fazê-lo, com indicações para atualização de atividades e sequências didáticas, a partir dos materiais da SEDUC (Currículo em Ação, Aprender Sempre, São Paulo faz Escola, Ler e Escrever, EMAI); assim, ao iniciar o planejamento do próximo semestre, você já terá um bom ponto de partida.
Tão importante quanto lidar com as questões objetivas é fazer uma análise pessoal das experiências vividas. Mas sem culpa ou cobranças, pois é tempo de aproveitar o que foi conquistado e revalidar metas e objetivos. Sendo assim, também faz parte do processo a autoavaliação, cada profissional deve analisar seu trabalho, sua contribuição para a escola e para os estudantes e família, sua assertividade em estratégias e metodologias, entre outros pontos. Essa avaliação serve para fazer um balanço das atividades realizadas ao longo do semestre letivo e guiar o trabalho do semestre seguinte, utilizando as estratégias que se mostraram assertivas e corrigindo o que não apresentou o resultado esperado.
2. Acões Fundamentais para Bons Resultados da Equipe Escolar
Escuta sensivel: precisamos ter a sensibilidade de observar as falas da equipe escolar nos momentos de planejamento, encontros de formação e momentos de discussão do processo como os conselhos de classe. A equipe pode dar muitos subsídios sobre o que está funcionando e o que precisa ser revisto nos processos.
Redimensionamento das acoes pedagogicas: a prioridade deve ser as práticas de sala de aula, a partir das observações e acompanhamento, é possível visualizar melhor os pontos fortes,os fracos que precisam ser desenvolvidos e determinar as ações prioritárias para atingir os objetivos de aprendizagem dos estudantes.
Reorganizacao da rotina: o que você está fazendo que ocupa muito da agenda e não tem trazido o resultado esperado? Como e quais processos podem ser otimizados? Como as tarefas podem ser compartilhadas a fim de facilitar o dia a dia? A partir da necessidade da equipe escolar podemos pensar em outras maneiras de organizar nossas atividades visando nos aproximar mais dos objetivos da escola.
Analise detalhada dos dados no inicio do segundo semestre: após tabular os dados de aprendizagem, precisamos nos debruçar sobre eles para analisar as mudanças possíveis. Para isso, o ideal é revisitar as metas atingidas no planejamento do semestre e considerar quais ações não foram eficientes ou não tão eficazes para chegar onde se tinha planejado. Chegamos na metade do ano. O que (e quanto) é preciso fazer para atingir o objetivo? É possível chegar lá? Quais ações ainda são possíveis e viáveis a serem executadas pela escola diante do atual cenário? Estes são alguns questionamentos que podem ser compartilhados pela equipe para guiar o replanejamento.
3. Como usar avaliacoes e atividades para fechar o semestre e planejar o restante do ano?
É preciso fechar o semestre letivo e isso impacta em fazer um diagnóstico para entender o que foi feito, quais foram as habilidades desenvolvidas e, destas, quantos os alunos conseguiram aprender, o que ainda precisa ser retomado. O propósito do diagnóstico é verificar o percurso de aprendizagem dos estudantes, identificar aqueles conhecimentos que precisam ser reforçados e buscar pistas relevantes que serão necessárias para trabalhar no próximo período.
Cabe salientar, que neste momento de pandemia, quando temos um ensino em formato híbrido, com continua demanda de busca ativa dos estudantes, é necessárioconsiderar o contexto da sua comunidade escolar: houve uma priorização de habilidades nas atividades disponibilizadas? Toda a turma teve acesso ao que foi disponibilizado de material neste ano? A escola conseguiu se mobilizar para atender as necessidades dos alunos? A busca ativa conseguiu ser efetivada? O docente consegue identificar a situação (frequência e rendimento) de cada estudante de suas turmas? Esses questionamentos são relevantes para consolidar dados, tanto ao fechamento dos resultados bimestrais do 1º semestre, como para nortear as diretivas pedagógicas para o 2º semestre.
Autoavaliação é um processo enriquecedor, principalmente, por colocar o indivíduo em posição de autoanálise, partindo de suas expectativas, vivências, capacidades e sensibilidade, avalia a si próprio, desvendando a si mesmo. Sendo assim, é uma metodologia que acrescenta no processo de aprendizagem, coloca o estudante como corresponsável pela sua aquisição dos saberes e atuação, elaboração, práticas e execução dos conhecimentos na vida acadêmica e social.No link abaixo, há a indicação de como a autoavaliação pode ser mais exitosa e como os docentes podem contribuir nesse processo.
https://novaescola.org.br/conteudo/432/autoavaliacao-como-ajudar-seus-alunos-nesseprocesso
Bom trabalho!!
NPE
Férias, de 16 a 30/07/2021: hora de se desligar!
E aí, nas férias, o negócio é descansar do jeito que achar melhor...
Planeje fazer coisas que te deem prazer.
Você merece!
“E chega o momento de encerrar o ciclo. Recomeçar.
Estamos em trânsito. Precisamos do entendimento que algumas coisas são realmente passageiras e devemos deixar que sejam.
Solte... deixe ir.
Seja grato por todo aprendizado que recebeu e, da mesma forma que abriu a porta para aquele sentimento, amor, amigo ou sonho entrar na sua vida, abra a porta para que gentilmente se vá.
As mudanças não são fáceis, porém, são necessárias.
Não use seu medo como subterfúgio para recusar o novo. Deixe fluir o que a vida tem para te oferecer.
Levante-se... tome impulso... respire fundo... agradeça e siga”.
(Yara Alves - in: https://www.pensador.com/frase/MTY3NjgyNA/)
1. Sugestões de Filmes:
Coringa
https://www.youtube.com/watch?v=R4NJPbtRYKM
Parasita
https://www.youtube.com/results?search_query=parasita
Infiltrado na Klan
https://www.youtube.com/watch?v=dNZ3HrfHHWk
Spotlight: Segredos Revelados
https://www.youtube.com/watch?v=IBfNovWVqU0
A Cabana
https://www.youtube.com/watch?v=h19b7gD6YA8
O Homem que viu o Infinito
https://www.youtube.com/watch?v=6u__-KUTtmY
Meu nome nao e Johnny
https://www.youtube.com/watch?v=MNLDs8kNuUM
Moca com Brincos de Perola
https://www.youtube.com/watch?v=h3VqCGOBgmg
Com amor, Van Gogh
https://www.youtube.com/watch?v=h3VqCGOBgmg
2. Para quem gosta de natureza e caminhadas ao ar livre, algumas indicações de parques:
Parque Celso Daniel
Av. Dom Pedro II, 940 -Bairro Jardim, Santo André - SP
Horário: 6h as 18h
Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique
Av. Itamarati, 536 - Parque Jacatuba, Santo André - SP
Horário: 6h às 18h
Parque Central (Deputado Jose Cicote)
Rua Jose Bonifácio - Vila Assunção, Santo André - SP
Horário: 6h às 18h
Parque Antônio Pezzolo Chácara Pignatari
Av. Utinga, 136 - Vila Metalúrgica, Santo André - SP
Horário: 6h às 18h
Parque Escola Santo André
Rua Anacleto Popote, 46 – V. Valparaiso, Santo André - SP
Horário: 8h30min às 16h30min
Parque Municipal Cidade dos Meninos
Rua Batávia, 126-184 – Pq Novo Oratório, Santo André - SP
Horário: 6h às 18h
Parque da Juventude Ana Maria Brandao
Av. Cap. Mario Toledo de Camargo, 2007 - Jardim Ipanema,
Santo André - SP
Horário: 6h às 18h
Parque Estadual Chácara da Baronesa
Rua Jose Fernando de Medina Braga, 1135 - Jardim
Oriental, Santo Andrés
Horario: 6h as 19h
Parque Andreense
Rodovia Indio Tibirica, km 39.5, s/n - Parque Andreense,
Santo Andre - SP
Horário: aberto 24 horas
Jardim Japonês Cidade de Takasaki - Parque do Pedroso
Estrada do Pedroso, 2262-2792, Santo André - SP
Horário: 6h às 17h
Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal
Nascentes de Paranapiacaba
Rua Direita S/N - Paranapiacaba, Santo André - SP
Horário: 8h às 17h
3. Exposições:
● Museu de Historia Natural de Itatiba
https://zooparque.com.br/
● Pinacoteca do Estado
https://pinacoteca.org.br/programacao/
- FaygaOstrower: Imaginacao Tangivel
- Enciclopédia Negra
- Jose Damasceno: Moto-Continuo
- OSGEMEOS: Segredos
● Tour virtual - MAM
https://mam.org.br/2020/03/18/tour-virtual-pelas-exposicoes-do-mam-sao-paulo-museu/
● Tour virtual - Museu do Amanha
https://museudoamanha.org.br/tourvirtualpratodomundo/
● Itaú Cultural - Experiência Virtual
https://www.itaucultural.org.br/secoes/visitas/experiencia-virtual-atividades-julho
● 12 museus famosos oferecem tour virtual:
British Museum, London;
Guggenheim Museum, New York;
NationalGalleryofArt, Washington, D.C.;
Musee d’Orsay, Paris;
NationalMuseumofModernandContemporaryArt, Seoul;
PergamonMuseum, Berlin;
Rijksmuseum, Amsterdam;
Van Gogh Museum, Amsterdam;
The J. Paul Getty Museum, Los Angeles;
UffiziGallery, Florence;
MASP, Sao Paulo;
NationalMuseumofAnthropology, Mexico City.
https://www.travelandleisure.com/attractions/museums-galleries/museums-with-virtual-tours
4. Seu hobby e leitura, aproveite a biblioteca digital:
Acampamento Sala de Aula
Virtual:https://drive.google.com/file/d/1ATwEo97iCpKpyPHcLGwARxukQWjI09Z2/view
Bibliotecas on-line: baixe e-books legalmente sobre diferentes assuntos:
https://viacarreira.com/bibliotecas-online-sites-com-livros-gratis-para-download/
Bom descanso!!
NPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário