ATPC 25- ANEXO 1

 ATPC 25- ANEXO 1

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR


ALUNO: Gustavo de C.M. Silva do 7ª


Data da avaliação: julho a setembro de 2020


AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR


DIAGNÓSTICO


Com a avaliação multidisciplinar, concluímos que o Gustavo apresenta um quadro de dificuldades de aprendizagem secundário ao TDAH- (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade com perfil desatento (CID -10 F90) com aspectos emocionais que interferem em seu desenvolvimento e interação.


ORIENTAÇÕES PARA FAMÍLIA E INSTITUIÇÃO DE ENSINO


SUGESTÕES AOS PAIS E OU RESPONSÁVEIS:


- Não cobrar resultados, cobrar empenho;

-Elogiar; não se esquecer de elogiar; o estímulo nunca é demais;

-Manter limites claros e consistentes, relembrando-os frequentemente;

-Usar português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos;

- Ter contato próximo com os professores para acompanhar melhor o que está acontecendo na escola;

- Manter o ambiente doméstico o mais harmônico e o mais organizado quanto o possível;

-Estabeleça horário de estudo.


SUGESTÕES PARA A ESCOLA:


- Repetir individualmente toda comanda que for dada ao grupo, quando necessário;

-Deixar claro os objetivos da atividade a ser realizada;

- Respeitar o tempo do adolescente; 

- Dar supervisão adicional e estar aberto para ajudar o adolescente diariamente e sempre que necessário;

-Valorizar as habilidades, potencialidades, iniciativas, bem como reconhecer e valorizar suas conquistas, ainda que pequenas, a fim de reforçar sua autoimagem e a motivação para a aprendizagem;

-Preparar o aluno para novos desafios, ajudando-o a lidar com medos que possam aparecer;

- Não expor as atitudes negativas perante os colegas, conversar individualmente, mas não deixar de retomar a situação;

- Corrigir o aluno com paciência, não só sinalizando o erro, mas auxiliando-o a buscar soluções;

- Oportunizar o envolvimento com a aprendizagem de maneira prazerosa e contextualizada (buscando entender o que é realmente significativo para o aluno)

- Identificar áreas de maior dificuldade em conteúdo prévio e a partir deste ponto desenvolver o objetivo da atividade; 

- focalizar mais o processo (compreensão de um conceito) do que o produto (concluir cinquenta problemas) . 

- Enfatizar mais a qualidade do que a quantidade;

- Se possível transformar tarefas em jogos;

- Auxiliar a identificar as ideias principais de um texto e grifá-las;

- Elaborar enunciados com textos curtos, com linguagem objetiva e direta;

- Ensinar resumir anotações; 

- Levar em consideração que escutar e escrever simultaneamente pode ser muito difícil;

- Circular palavras chaves em situações problemas;

- Sentar-se distante de portas e janelas, tendo um assento preferencialmente a frente, próximo a mesa de trabalho do professor, facilitando seu acesso acústico e possibilitando ao professor prestar-lhe maior ajuda quando necessário;

- Manter a porta da sala de aula fechada para minimizar ruídos interferentes;

- Utilização de linguagem clara e objetiva no momento de fazer perguntas, ou dar instruções. falar com articulação clara, precisa e rica em entonação.

 

AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA


Com base nos testes realizados podemos concluir que Gustavo apresenta Transtorno de Processamento Auditivo Central (TPAC). Essas alterações geralmente estão associadas à dificuldade de compreensão da linguagem em ambientes acusticamente desfavoráveis, dificuldade em tarefas multimodais e de correlação auditivo-visual, com possível alteração da fluência e compreensão da leitura. Os testes auditivos comportamentais investigam aspectos funcionais da audição relacionados, principalmente, às vias auditivas centrais e podem sofrer influência de outras funções cognitivas.


SUGESTÕES PARA A ESCOLA QUANTO AO TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL


- O nível de ruído em sala de aula deve ser o mínimo possível;

- No mapeamento de sala de aula, sentar o aluno próximo ao professor, longe das paredes, portas, janelas, corredor e ruídos de rua ou do pátio da escola;

- Certificar-se se o aluno está atento, antes de começar a ensinar, chamando-o pelo nome ou tocando-o levemente;

- Falar próximo ao aluno, de frente para ele. À medida que melhore seu processamento auditivo, aumentar gradativamente a distância;

- Articular bem as palavras e aumentar a intensidade da voz, sem, entretanto, gritar;

- Na explicação da matéria, falar com frases curtas, devagar, com entonação vocal rica;

-Esteja seguro de que o aluno saiba do que está sendo falado;

- No final da apresentação, garantir que a matéria dada foi compreendida, arguindo-a com descrição;

-Permitir que o aluno, nas tarefas e provas faça uma leitura oralmente em volume baixo, para não prejudicar as demais. Se possível leia junto com o aluno e facilite a compreensão do enunciado, caso ele sozinho não conseguir. Com o feedback auditivo, a sua concentração e atenção será melhor;

- Os alunos com TPAC, frequentemente, necessitam de anotações organizadas e de lembretes;

- Fazer intervalos mais frequentes, os alunos com TPAC despendem mais esforço para prestar atenção e entender a sua fala;

- Provavelmente o aluno terá dificuldade em sequenciar. Use palavras chaves como: primeiro, por último, antes, depois.... nas tarefas orais e escritas, assegurar-se de que ele tenha bem organizada a sequência lógica dos acontecimentos (início, meio e fim).

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